Acolhimento e Integração (Onboarding)

Importância e aplicabilidade

Assim que surgiu o discurso da influência da estratégia na obtenção de vantagens competitivas, este foi adotado em múltiplas áreas. A gestão de recursos humanos não foi exceção.
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) ambiciona assim uma posição estratégica na empresa, procurando um lugar para a função nos conselhos de administração e uma participação ativa na definição da estratégia de negócio, com o objetivo de tornar os RH numa função de importância equivalente à demais (produção, finanças, marketing, estratégia, …).
Uma das actividades da GRH que mais tem contribuído para esta diferenciação é o processo de acolhimento e integração (ou onboarding) de novos colaboradores, na medida em que o sucesso de um novo colaborador na empresa depende em grande medida da sua socialização e adaptação à cultura desta. Para ser bem sucedido, o onboarding deverá ser pensado de modo a permitir que os novos colaboradores se sintam confortáveis e valorizados como membros da equipa, contribuindo para um ambiente de trabalho positivo e para a lealdade deste para com a organização.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões:

  • Quais são os principais fatores de mudança na gestão de recursos humanos?
  • Que papéis são assumidos atualmente pela gestão de recursos humanos?
  • O que se entende por gestão estratégica de recursos humanos?
  • Qual a importância dos programas de acolhimento e integração na socialização de novos colaboradores?
  • O que distingue as principais políticas de socialização?
  • Quais são as vantagens, quer para as organizações quer para os colaboradores, do processo de acolhimento e integração?
  • Como organizar e o que falar no dia do acolhimento?
  • No que consiste o enquadramento funcional?
  • O que se entende por gestão de desempenho e como estabelecer padrões de desempenho?
  • Qual a finalidade do manual de acolhimento das organizações?


Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados. 

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: 

  • Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​
  • Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão)
  • Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso).

A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. 

Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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